PT | ES | EN

Por Eduardo Odebrecht de Queiroz

Presidente Executivo e Vice-Presidente do

Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht

Quem tem contato, pela primeira vez, com os valores e a filosofia de trabalho da Fundação Odebrecht, muitas vezes é impactado por nossa atuação simultânea em prol de causas tão relevantes e interdependentes entre elas, porém distintas. Afinal, esse não é um padrão, principalmente em se tratando de instituições privadas do Terceiro Setor, que normalmente elegem um determinado público ou tema para concentração de seus esforços.

Meu avô, Norberto Odebrecht, defendia que um empresário deve compreender a integração e a sinergia como requisitos para alcançar efetivos resultados. “Tudo ao mesmo tempo, agora”, era uma frase repetida por ele para mostrar a relevância de focar nos diferentes contextos concomitantemente e, sobretudo, não deixar nada para o dia seguinte, contribuindo no presente como forma de construir o futuro que desejamos. E é esse espírito que move a Fundação Odebrecht.

Nossa prioridade está em desenvolver oportunidades para que pessoas possam transformar suas realidades de maneira positiva – para si e para seu entorno. E criar essas oportunidades requer ações imediatas e que possam gerar efetivas mudanças nos cenários onde estão inseridas. É por essa razão que focamos não apenas em oferecer uma educação contextualizada e de qualidade, mas também em fomentar trabalho digno e justa distribuição de renda, com acesso a políticas públicas, cidadania e respeito ao meio ambiente.

Em 2015, celebramos nossos 50 anos de atuação com importantes marcos atrelados aos três programas sociais que coordenamos. Por meio do Programa Editorial, estamos viabilizando o acesso de Integrantes da Organização Odebrecht e da sociedade em geral aos livros escritos por Norberto Odebrecht, contribuindo para a valorização e disseminação

dos princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht, base de nossa cultura e valores éticos e morais.

Já no âmbito do Programa Tributo ao Futuro, o grande destaque está na mobilização de cidadãos e empresas em benefício de crianças e adolescentes. Cerca de 8.000 participantes aderiram a essa causa e contribuíram, voluntariamente, para realização de projetos socioeducacionais que oferecerão novas possibilidades para milhares de pessoas. E com o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), traduzimos na prática nosso espírito de servir, oportunizando às famílias do Baixo Sul da Bahia condições de permanecerem em seus locais de origem, com dignidade e visão de futuro, minimizando a migração involuntária, ao passo que ajudamos a construir o desenvolvimento local em bases sustentáveis.

A Fundação Odebrecht vem cumprindo seu papel de responsabilidade socioambiental, como negócio social da Organização, com transparência, equidade e foco na prestação de contas qualificada. Isso representa a garantia da governança que tornará a Fundação, progressivamente, um atraente instrumento de promoção da transformação social. Continuaremos trabalhando para atrair e mobilizar parceiros para dar escala à tecnologia social desenvolvida e aprimorada em nossos Programas Sociais.

Construímos, sim, oportunidades. Porém, a transformação efetiva e positiva só ocorre se há o empoderamento e o desejo de ser agente de seu próprio destino. O caminho da sustentabilidade só é possível se trilhado em sinergia e com a parceria de todos.

Os nossos desafios são imensos. Porém, nosso compromisso em realizar é ainda maior.

"Tudo ao mesmo tempo, agora"

Norberto Odebrecht