Oportunidades

que Transformam

Respeito às Futuras Gerações

50 anos de um Compromisso Infinito

Em 2015, a Fundação Odebrecht celebrou o marco de 50 anos de sua criação. A instituição chega ao seu cinquentenário colecionando desafios ricos e dinâmicos que perpassam desde o enfoque na prestação de assistência social – nos primeiros anos - até a coordenação de programas sociais consistentes e que promovem a efetiva transformação social consciente e deliberada das comunidades.

Para marcar essas conquistas e destacar os feitos dessa história, a Fundação Odebrecht, ainda em 2014,  https://arquivos.fundacaoodebrecht.org.br/Relatorio-de-Desempenho-2015/u o planejamento e construção do plano de comunicação para trabalhar a efeméride de 50 anos perante seus stakeholders: parceiros, investidores sociais, comunidades e instituições apoiadas, Organização Odebrecht, imprensa e sociedade em geral. Abaixo, as principais ações implementadas durante o ano de 2015:

Selo Comemorativo

de 50 anos:

em março, a Fundação Odebrecht lançou o seu selo comemorativo de 50 anos, nas versões primária e secundária, em português, inglês e espanhol. O selo usou a simbologia do infinito para reforçar o compromisso e a continuidade das ações da Fundação.

Vídeo-animação histórico:

em novembro, a Fundação Odebrecht lançou um vídeo-animação que contou sua história. A tecnologia escolhida para o material foi a de livro pop-up, construído à mão e com animações virtuais.

Publicação Especial -

O Compromisso Infinito:

produção trouxe reportagens que rememoram a trajetória e contextualizam os desafios atuais e a visão de futuro. Com 68 páginas, foi lançada em dezembro de 2015, em três idiomas, e teve tiragem total de 8.800 exemplares.

Exposição 50 anos -

O Compromisso Infinito:

de outubro a dezembro, esteve aberta ao público a exposição que apresentou a trajetória de cinco décadas da Fundação Odebrecht. Instalada no Edifício Odebrecht São Paulo, contou com uma grande escultura em forma de “infinito” plotada com imagens das ações e beneficiados, painéis com a linha do tempo da instituição, uma tela interativa com vídeos-depoimentos gravados com pessoas que marcaram e marcam a história da Fundação, além de um painel interativo que possibilitava que visitantes deixassem uma mensagem em vídeo.

Redes Sociais:

em junho, a Fundação Odebrecht fincou definitivamente sua presença nas Mídias Digitais e passou a contar com outros canais digitais para mostrar  sua atuação. Criou suas páginas no Facebook, Instagram e Twitter, além de otimizar o já existente canal do YouTube.

Troféu:

como forma de reconhecer o compromisso com o futuro e com a sustentabilidade, empresas parceiras receberam da Fundação Odebrecht troféu inspirado na simbologia do infinito.

Resultados de Imagem - Indicadores:

50 mil

seguidores no Facebook em menos de seis meses.

de comentários e interações

positivas no Facebook.

visitantes/dia em média na

Exposição.

visualizações do Vídeo-animação apenas em um mês no Facebook.

Intercâmbio de Experiências

Ganhadores do Prêmio Odebrecht México para o Desenvolvimento Sustentável 2014.

Destaques de Visitas

Em 2015, cerca de 40 instituições e empresas parceiras visitaram a Bahia para conhecer o trabalho da Fundação Odebrecht e das instituições apoiadas. Entre as visitas, a Ministra das Pescas de Angola - Victoria de Barros Neto e o Embaixador de Angola no Brasil - Nelson Cosme, além dos ganhadores do Prêmio Odebrecht México para o Desenvolvimento Sustentável 2014.

Registro de mais de 150 ações institucionais, envolvendo cerca de 3.000 pessoas, incluindo as mobilizações do Programa Tributo ao Futuro.

Ações

Institucionais

Pessoas Envolvidas

Destaques de Parcerias Institucionais

• Intercâmbio de conhecimento sobre ações de Responsabilidade Socioambiental com negócios da Organização Odebrecht, Associação Cidade Escola Aprendiz (parceira da Fundação Telefônica), Governo da Bahia, Grupo Pão de Açúcar, Honeywell Brasil, Mitsui Brasil, PEMEX México, Sebrae e Unesco Brasil.

• Produção de conteúdos diversos para apresentações, publicações e eventos das empresas da Organização.

• Programa Tributo ao Futuro – Escuta Qualificada para formatação de campanha e apresentação institucional nos Negócios.

• Neutralização de Carbono – Escritórios e Integrantes Odebrecht Óleo e Gás.

• Participação no Jovem Construtor América Latina.

• Anfitriã da Reunião de Planejamento 2016 – SC Braskem.

• Produção de Brindes Sustentáveis institucionais.

• Neutralização de Carbono da Reunião Anual da Organização Odebrecht.

• Renovação de parceria com Ministério Público por mais dois anos com assinatura de um Termo de Cooperação Técnica.

• Publicação de Cartilha Educativa sobre o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, fruto de parceria entre Ministério Público da Bahia, Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Instituto Direito e Cidadania e Fundação Odebrecht.

• Inauguração de fábrica de farinha e instalações da Casa Familiar Agroflorestal marcam parceria com BNDES.

• Certificação das Casas Familiares apoiadas pelo Programa Escolas Associadas da Unesco.

• Assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a Controladoria Geral da União e Instituto Direito e Cidadania, instituição apoiada pela Fundação Odebrecht, para promoção da ética e da transparência pública.