Relatório de Desempenho 2015

A Caminho da Sustentabilidade

Download PDF

PT | ES | EN

Oportunidades

que Transformam

Educação pelo Trabalho

Identidade, Valores e Visão de Futuro

Uma das mais antigas fundações empresariais do mundo, a Fundação Odebrecht, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada por Norberto Odebrecht em 1965 e instituída pela Organização Odebrecht. Sua missão é “Educar para Vida, pelo Trabalho, para Valores e superação de Limites”. Como base de suas ações, tem a prioridade nas Pessoas, com a valorização do Ser Humano e a crença em sua capacidade e desejo de evoluir. A essência está nos princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), cultura organizacional que alicerçou a evolução da Organização Odebrecht e hoje transcende fronteiras geográficas e de idiomas.

 

Como visão de futuro, seus desafios e concentrações são para atrair e mobilizar parceiros, dando escala à tecnologia socioambiental desenvolvida e aprimorada em seus Programas Sociais. A Fundação está comprometida em fortalecer a Governança institucional e empresarial como Negócio Social, com transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade socioambiental. Busca, ainda, de forma ajustada, fomentar a reaplicação das suas ações para outros lugares, dentro e fora do Brasil, promovendo a valorização de sua marca e a perpetuidade do seu legado.

“Educar para Vida, pelo Trabalho, para Valores e superação de Limites”.
Estrutura Organizacional

O Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht é presidido por Emílio Alves Odebrecht e composto por 12 membros, responsáveis pela definição das prioridades e diretrizes e por perpetuar o legado do fundador, Norberto Odebrecht. Eduardo Odebrecht de Queiroz é o Vice-Presidente do Conselho e foi designado para liderar sua estrutura administrativa como Presidente Executivo.

 

O corpo diretivo da Fundação Odebrecht tem como membros Graciela Mends Ribeiro Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança, Delcy Machado Filho, Vice-Presidente de Operações de Sustentabilidade PDCIS - Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade, e Joaquim Cardoso Filho, Assessor Especial do Presidente Executivo. Com cerca de 30 Integrantes, a Fundação Odebrecht conta com as áreas de Governança & Jurídico; Parcerias e Investimentos Sociais; Coordenação Educacional; Pessoas, Organização e Finanças; Comunicação e Segurança Empresarial.

Macroestrutura

Estratégia Empresarial

A Fundação Odebrecht coordena tecnologias específicas e integra resultados em torno de ações que contribuem para formação de uma população protagonista, responsável pelo próprio desenvolvimento sustentável. Por meio dos seus Programas Sociais, promove a educação contextualizada, gerando trabalho e renda, com cidadania e respeito ao meio ambiente. Para atingir seus resultados e oportunizar a verdadeira transformação social, conta com a força da Governança Participativa através da atuação conjunta do Poder Público (Governos Federal, Estadual e Municipal), iniciativa privada e sociedade civil. E, para isto, administra recursos da Organização Odebrecht e de mais de 50 parceiros e investidores sociais. Em 2015, o valor total foi cerca de R$ 50 milhões.

 

O grande diferencial de suas ações está em não só prover incentivo financeiro, mas compartilhar os princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) com as instituições que apoia, com visão corporativa, transformando esses recursos em resultados impactantes e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Além disso, disponibiliza know-how em gestão por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC–Baixo Sul) às instituições apoiadas, colaborando assim para a melhoria contínua dos processos administrativos, financeiros, contábeis e fiscais, garantindo a segurança empresarial, equidade e prestação de contas qualificada.

Fundação Odebrecht

Administração de Recursos 2015

Cerca de

R$ 50 Milhões

em recursos da Organização Odebrecht, Parceiros e Investidores Sociais aplicados em quatro frentes de atuação - ligadas aos programas Tributo ao Futuro, Editorial e PDCIS: 1. Educação, 2. Trabalho e Renda,

3. Cidadania e 4. Meio Ambiente.

Código de Conduta

Em 2015, a Fundação Odebrecht lançou e implementou seu Código de Conduta. Entregue a Parceiros e a seus Integrantes, o Código segue os princípios e conceitos que orientam as ações empresariais da Organização Odebrecht, consolidadas na Tecnologia Empresarial Odebrecht. As diretrizes focam as relações internas e externas dos Integrantes, clientes, fornecedores e parceiros, em conjunto e de forma integrada com as demais políticas da Organização. O Código é praticado no dia a dia pelos Integrantes e estimulado, principalmente, por meio da relação Líder-Liderado.

Transparência

O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) desenvolveu o Painel GIFE de Transparência. É um instrumento inédito no país que organiza e disponibiliza informações institucionais relevantes sobre os associados do GIFE a partir de um grupo de indicadores.

 

Nesse sentido, a Fundação Odebrecht, uma das fundadoras do GIFE, reforça a necessidade e relevância da Transparência aderindo ao Painel desde seu nascimento.



 

  • + Expediente

    FUNDAÇÃO ODEBRECHT

     

    Conselho de Curadores:

    Presidente: Emílio Alves Odebrecht

    Vice-Presidente: Eduardo Odebrecht

    de Queiroz

     

    Geraldo Dannemann

    Gilberto Pedreira Sá

    Luiz Antonio Almeida

    Luiz Fernando Villar

    Newton Sérgio de Souza

    Pedro Augusto Novis

    Pedro Henrique Mariani

    Renato José Baiardi

    Rubens Ricupero

    Sergio Foguel

     

    Executivos:

    Presidente Executivo:

    Eduardo Odebrecht de Queiroz

     

    Vice-Presidente de Organização &

    Governança:

    Graciela Mends Ribeiro Reis

     

    Vice-Presidente de Operações de

    Sustentabilidade PDCIS:

    Delcy Machado Filho

     

    Assessor Especial do Presidente Executivo: Joaquim Cardoso Filho

     

    Agradecimentos:

    A todos que contribuíram com a construção dos resultados apresentados nesta publicação.

     

    Imagens

    Acervo Fundação Odebrecht, Almir Bindilatti,  Holanda Cavalcanti, Márcio Lima e Thais Ito.

     

    Produção:

    Área de Comunicação da Fundação Odebrecht

     

    Revisão:

    Gilcia Beckel

     

    Dúvidas e sugestões:

    E-mail: fundacao@odebrecht.com

    Tel.: +55 (71) 3206-1752

     

     

    Esta é uma publicação da Fundação Odebrecht - Av. Luís Viana, 2841, Ed. Odebrecht Paralela – CEP 41730-900, Salvador/BA – Brasil

     

    www.fundacaoodebrecht.org.br

     

    É permitida a reprodução do conteúdo dessa publicação, desde que citada a fonte.

     

     

     

Fundação Odebrecht

E-mail: fundacao@odebrecht.com

Tel.: +55 (71) 3206-1752

 

Esta é uma publicação da Fundação Odebrecht - Av. Luís Viana, 2841, Ed. Odebrecht Paralela – CEP 41730-900, Salvador/BA – Brasil

 

www.fundacaoodebrecht.org.br

 

É permitida a reprodução do conteúdo dessa publicação, desde que citada a fonte.

LINKS

Relatório de Desempenho 2015

A Caminho da Sustentabilidade