PT | ES | EN

que Transformam

Educação pelo Trabalho

Identidade, Valores e Visão de Futuro

Uma das mais antigas fundações empresariais do mundo, a Fundação Odebrecht, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada por Norberto Odebrecht em 1965 e instituída pela Organização Odebrecht. Sua missão é “Educar para Vida, pelo Trabalho, para Valores e superação de Limites”. Como base de suas ações, tem a prioridade nas Pessoas, com a valorização do Ser Humano e a crença em sua capacidade e desejo de evoluir. A essência está nos princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), cultura organizacional que alicerçou a evolução da Organização Odebrecht e hoje transcende fronteiras geográficas e de idiomas.

Como visão de futuro, seus desafios e concentrações são para atrair e mobilizar parceiros, dando escala à tecnologia socioambiental desenvolvida e aprimorada em seus Programas Sociais. A Fundação está comprometida em fortalecer a Governança institucional e empresarial como Negócio Social, com transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade socioambiental. Busca, ainda, de forma ajustada, fomentar a reaplicação das suas ações para outros lugares, dentro e fora do Brasil, promovendo a valorização de sua marca e a perpetuidade do seu legado.

“Educar para Vida, pelo Trabalho, para Valores e superação de Limites”.
Estrutura Organizacional

O Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht é presidido por Emílio Alves Odebrecht e composto por 12 membros, responsáveis pela definição das prioridades e diretrizes e por perpetuar o legado do fundador, Norberto Odebrecht. Eduardo Odebrecht de Queiroz é o Vice-Presidente do Conselho e foi designado para liderar sua estrutura administrativa como Presidente Executivo.

O corpo diretivo da Fundação Odebrecht tem como membros Graciela Mends Ribeiro Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança, Delcy Machado Filho, Vice-Presidente de Operações de Sustentabilidade PDCIS - Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade, e Joaquim Cardoso Filho, Assessor Especial do Presidente Executivo. Com cerca de 30 Integrantes, a Fundação Odebrecht conta com as áreas de Governança & Jurídico; Parcerias e Investimentos Sociais; Coordenação Educacional; Pessoas, Organização e Finanças; Comunicação e Segurança Empresarial.

Macroestrutura

Estratégia Empresarial

A Fundação Odebrecht coordena tecnologias específicas e integra resultados em torno de ações que contribuem para formação de uma população protagonista, responsável pelo próprio desenvolvimento sustentável. Por meio dos seus Programas Sociais, promove a educação contextualizada, gerando trabalho e renda, com cidadania e respeito ao meio ambiente. Para atingir seus resultados e oportunizar a verdadeira transformação social, conta com a força da Governança Participativa através da atuação conjunta do Poder Público (Governos Federal, Estadual e Municipal), iniciativa privada e sociedade civil. E, para isto, administra recursos da Organização Odebrecht e de mais de 50 parceiros e investidores sociais. Em 2015, o valor total foi cerca de R$ 50 milhões.

O grande diferencial de suas ações está em não só prover incentivo financeiro, mas compartilhar os princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) com as instituições que apoia, com visão corporativa, transformando esses recursos em resultados impactantes e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Além disso, disponibiliza know-how em gestão por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC–Baixo Sul) às instituições apoiadas, colaborando assim para a melhoria contínua dos processos administrativos, financeiros, contábeis e fiscais, garantindo a segurança empresarial, equidade e prestação de contas qualificada.

Administração de Recursos 2015

Cerca de

R$ 50 Milhões

em recursos da Organização Odebrecht, Parceiros e Investidores Sociais aplicados em quatro frentes de atuação - ligadas aos programas Tributo ao Futuro, Editorial e PDCIS: 1. Educação, 2. Trabalho e Renda,

3. Cidadania e 4. Meio Ambiente.

Código de Conduta

Em 2015, a Fundação Odebrecht lançou e implementou seu Código de Conduta. Entregue a Parceiros e a seus Integrantes, o Código segue os princípios e conceitos que orientam as ações empresariais da Organização Odebrecht, consolidadas na Tecnologia Empresarial Odebrecht. As diretrizes focam as relações internas e externas dos Integrantes, clientes, fornecedores e parceiros, em conjunto e de forma integrada com as demais políticas da Organização. O Código é praticado no dia a dia pelos Integrantes e estimulado, principalmente, por meio da relação Líder-Liderado.

Transparência

O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) desenvolveu o Painel GIFE de Transparência. É um instrumento inédito no país que organiza e disponibiliza informações institucionais relevantes sobre os associados do GIFE a partir de um grupo de indicadores.

Nesse sentido, a Fundação Odebrecht, uma das fundadoras do GIFE, reforça a necessidade e relevância da Transparência aderindo ao Painel desde seu nascimento.