Relatório de Desempenho 2015

A Caminho da Sustentabilidade

Download PDF

PT | ES | EN

Prefácio

Prezado(a) Leitor(a),

O ano de 2015 foi repleto de desafios motivadores. Além de ter sido um ano de celebrações pelos 50 anos da Fundação Odebrecht, foi também um ano de muito trabalho e dedicação, quando tivemos a oportunidade, mais uma vez, de demonstrar para a sociedade nosso compromisso e capacidade de mobilizar pessoas e instituições em prol de uma nobre causa de responsabilidade social: o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.

 

Neste Relatório Anual de Desempenho apresentamos alguns dos principais destaques dessa caminhada, no âmbito dos três programas sociais coordenados pela Fundação Odebrecht. Enfatizamos a execução dos projetos socioeducacionais ligados ao Programa Tributo ao Futuro e os bons resultados alcançados pela última campanha, que mobilizou cerca de 8.000 pessoas, sensibilizadas em oportunizar a efetiva transformação social na vida de crianças e adolescentes. Apesar do cenário desfavorável, mais de R$ 4 milhões em recursos foram captados para execução, em 2016, de 100% dos projetos selecionados para apoio.

 

Junto ao Programa Editorial, alcançamos a marca de mais de 60 direitos autorais administrados e contribuímos para a disseminação, e consequente valorização, de nossa cultura empresarial. Editamos e comercializamos as obras que compõem a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), que fundamenta os valores éticos, morais e conceituais praticados pelos Integrantes da Organização Odebrecht. Em 2015, destacamos o lançamento do livro Suceder e Ser Sucedido, de Emílio Odebrecht.

 

Por fim, apresentamos as oportunidades construídas ao longo de 2015 no âmbito do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS). Cerca de 950 jovens formados ou em formação, mais de 800 agricultores familiares beneficiados, 7.800 toneladas de alimentos produzidas (abacaxi, banana, aipim, mandioca, peixe e palmito), 7.000 atendimentos de cidadania prestados e 9.000 hectares de áreas conservadas são alguns dos números que poderão ser melhor conhecidos nesta edição.

 

O Relatório Anual de Desempenho reflete o esforço da equipe da Fundação Odebrecht em oferecer, de forma responsável e transparente, dados e fatos relevantes sobre as ações desenvolvidas, investimentos realizados e resultados alcançados. Acreditamos que este é o caminho para construir relações pautadas em disciplina, respeito e confiança entre todas as partes envolvidas: poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

 

Fortalecidos pelo nosso Espírito de Servir, seguimos construindo oportunidades para que jovens e suas famílias sejam capazes de transformar positivamente suas realidades. Esse foi e sempre será nosso maior compromisso.

 

Boa leitura!

Eduardo Odebrecht de Queiroz

Presidente Executivo e Vice-Presidente do

Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht

Apresentação

A Fundação Odebrecht, uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela Organização Odebrecht, completou 50 anos em 2015. Desde que foi criada, a Fundação Odebrecht tem como foco contribuir para a formação de uma população estruturada em unidades-família, responsável pelo próprio desenvolvimento sustentável. Sua missão é Educar para Vida, pelo Trabalho, para Valores e superação de Limites.

 

A Fundação foca no desenvolvimento do jovem e sua família para a criação de soluções em conjunto com as comunidades locais, com base nas suas potencialidades e necessidades. A essência das ações está baseada nos princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht, com foco na educação e no trabalho, que valoriza capacidades do ser humano, como a disposição para servir e o desejo de evoluir. Atualmente, coordena três iniciativas:

 

Programa Tributo ao Futuro

Contribui para transformar a realidade de crianças

e adolescentes por meio de projetos socioeducacionais.

 

Programa Editorial

Destaque para os livros da Tecnologia Empresarial Odebrecht.

 

PDCIS

Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade.

 

 

Nas próximas páginas, conheça mais sobre essas iniciativas e

confira os resultados e indicadores de cada Programa em 2015.

“As ações sociais das empresas devem tornar as pessoas agentes do próprio destino, capazes de prover a si mesmas condições dignas de vida”.

 

Emílio Odebrecht

Artigo publicado no jornal Folha de São Paulo em 08.11.2009

 

  • + Expediente

    FUNDAÇÃO ODEBRECHT

     

    Conselho de Curadores:

    Presidente: Emílio Alves Odebrecht

    Vice-Presidente: Eduardo Odebrecht

    de Queiroz

     

    Geraldo Dannemann

    Gilberto Pedreira Sá

    Luiz Antonio Almeida

    Luiz Fernando Villar

    Newton Sérgio de Souza

    Pedro Augusto Novis

    Pedro Henrique Mariani

    Renato José Baiardi

    Rubens Ricupero

    Sergio Foguel

     

    Executivos:

    Presidente Executivo:

    Eduardo Odebrecht de Queiroz

     

    Vice-Presidente de Organização &

    Governança:

    Graciela Mends Ribeiro Reis

     

    Vice-Presidente de Operações de

    Sustentabilidade PDCIS:

    Delcy Machado Filho

     

    Assessor Especial do Presidente Executivo: Joaquim Cardoso Filho

     

    Agradecimentos:

    A todos que contribuíram com a construção dos resultados apresentados nesta publicação.

     

    Imagens

    Acervo Fundação Odebrecht, Almir Bindilatti,  Holanda Cavalcanti, Márcio Lima e Thais Ito.

     

    Produção:

    Área de Comunicação da Fundação Odebrecht

     

    Revisão:

    Gilcia Beckel

     

    Dúvidas e sugestões:

    E-mail: fundacao@odebrecht.com

    Tel.: +55 (71) 3206-1752

     

     

    Esta é uma publicação da Fundação Odebrecht - Av. Luís Viana, 2841, Ed. Odebrecht Paralela – CEP 41730-900, Salvador/BA – Brasil

     

    www.fundacaoodebrecht.org.br

     

    É permitida a reprodução do conteúdo dessa publicação, desde que citada a fonte.

     

     

     

Fundação Odebrecht

E-mail: fundacao@odebrecht.com

Tel.: +55 (71) 3206-1752

 

Esta é uma publicação da Fundação Odebrecht - Av. Luís Viana, 2841, Ed. Odebrecht Paralela – CEP 41730-900, Salvador/BA – Brasil

 

www.fundacaoodebrecht.org.br

 

É permitida a reprodução do conteúdo dessa publicação, desde que citada a fonte.

LINKS

Relatório de Desempenho 2015

A Caminho da Sustentabilidade