PT | ES | EN

Prefácio

Prezado(a) Leitor(a),

O ano de 2015 foi repleto de desafios motivadores. Além de ter sido um ano de celebrações pelos 50 anos da Fundação Odebrecht, foi também um ano de muito trabalho e dedicação, quando tivemos a oportunidade, mais uma vez, de demonstrar para a sociedade nosso compromisso e capacidade de mobilizar pessoas e instituições em prol de uma nobre causa de responsabilidade social: o desenvolvimento das atuais e futuras gerações.

Neste Relatório Anual de Desempenho apresentamos alguns dos principais destaques dessa caminhada, no âmbito dos três programas sociais coordenados pela Fundação Odebrecht. Enfatizamos a execução dos projetos socioeducacionais ligados ao Programa Tributo ao Futuro e os bons resultados alcançados pela última campanha, que mobilizou cerca de 8.000 pessoas, sensibilizadas em oportunizar a efetiva transformação social na vida de crianças e adolescentes. Apesar do cenário desfavorável, mais de R$ 4 milhões em recursos foram captados para execução, em 2016, de 100% dos projetos selecionados para apoio.

Junto ao Programa Editorial, alcançamos a marca de mais de 60 direitos autorais administrados e contribuímos para a disseminação, e consequente valorização, de nossa cultura empresarial. Editamos e comercializamos as obras que compõem a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), que fundamenta os valores éticos, morais e conceituais praticados pelos Integrantes da Organização Odebrecht. Em 2015, destacamos o lançamento do livro Suceder e Ser Sucedido, de Emílio Odebrecht.

Por fim, apresentamos as oportunidades construídas ao longo de 2015 no âmbito do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS). Cerca de 950 jovens formados ou em formação, mais de 800 agricultores familiares beneficiados, 7.800 toneladas de alimentos produzidas (abacaxi, banana, aipim, mandioca, peixe e palmito), 7.000 atendimentos de cidadania prestados e 9.000 hectares de áreas conservadas são alguns dos números que poderão ser melhor conhecidos nesta edição.

O Relatório Anual de Desempenho reflete o esforço da equipe da Fundação Odebrecht em oferecer, de forma responsável e transparente, dados e fatos relevantes sobre as ações desenvolvidas, investimentos realizados e resultados alcançados. Acreditamos que este é o caminho para construir relações pautadas em disciplina, respeito e confiança entre todas as partes envolvidas: poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

Fortalecidos pelo nosso Espírito de Servir, seguimos construindo oportunidades para que jovens e suas famílias sejam capazes de transformar positivamente suas realidades. Esse foi e sempre será nosso maior compromisso.

Boa leitura!

Presidente Executivo e Vice-Presidente do

Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht

Apresentação

A Fundação Odebrecht, uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela Organização Odebrecht, completou 50 anos em 2015. Desde que foi criada, a Fundação Odebrecht tem como foco contribuir para a formação de uma população estruturada em unidades-família, responsável pelo próprio desenvolvimento sustentável. Sua missão é Educar para Vida, pelo Trabalho, para Valores e superação de Limites.

A Fundação foca no desenvolvimento do jovem e sua família para a criação de soluções em conjunto com as comunidades locais, com base nas suas potencialidades e necessidades. A essência das ações está baseada nos princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht, com foco na educação e no trabalho, que valoriza capacidades do ser humano, como a disposição para servir e o desejo de evoluir. Atualmente, coordena três iniciativas:

Programa Tributo ao Futuro

Contribui para transformar a realidade de crianças

e adolescentes por meio de projetos socioeducacionais.

Programa Editorial

Destaque para os livros da Tecnologia Empresarial Odebrecht.

PDCIS

Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade.

Nas próximas páginas, conheça mais sobre essas iniciativas e

confira os resultados e indicadores de cada Programa em 2015.

“As ações sociais das empresas devem tornar as pessoas agentes do próprio destino, capazes de prover a si mesmas condições dignas de vida”.

Emílio Odebrecht

Artigo publicado no jornal Folha de São Paulo em 08.11.2009