A Fundação Odebrecht também coordena o PDCIS - Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade. Com foco na construção do desenvolvimento e crescimento modelar de um território em bases sustentáveis, oferece oportunidades para que, através da educação contextualizada, as atividades da agricultura familiar ocorram de forma harmônica e equilibrada com valorização da cidadania e respeito ao meio ambiente. Hoje, a atuação está concentrada em 11 municípios do Baixo Sul da Bahia, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (média de 0,63), onde vivem, aproximadamente, 285 mil pessoas (CENSO IBGE 2010).

A iniciativa constrói seus resultados por meio da Governança Participativa, ou seja, envolvendo a comunidade, o Poder Público (Governos Federal, Estadual e Municipal), iniciativa privada e sociedade civil. Para promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do meio rural, com foco nas famílias, a estratégia do Programa PDCIS é fomentar simultaneamente quatro capitais: 1. Humano - Educação Contextualizada (formação profissional-técnica adaptada à realidade do campo), 2. Produtivo - Geração de Trabalho e Renda (incentivo ao cooperativismo), 3. Social - Construção de uma Sociedade mais Justa e Igualitária (valorização da cidadania) e 4. Ambiental - Conservação Ambiental (garante às futuras gerações o acesso sustentável aos recursos naturais).

11 Municípios

envolvidos diretamente e