PT | ES | EN

O Programa Tributo ao Futuro, coordenado pela Fundação Odebrecht, incentiva e ajuda a viabilizar a contribuição de Integrantes e empresas parceiras da Organização Odebrecht e de quaisquer cidadãos em ações sociais e educacionais para crianças e adolescentes, por meio de doação e/ou da destinação de parte do Imposto de Renda. Em ambos os casos, os recursos são destinados diretamente a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), geridos pelos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Com os recursos arrecadados pela Campanha 2014/15 do Programa Tributo ao Futuro, sete projetos educacionais e sociais contemplaram, ao longo de 2015, mais de 5.000 crianças e adolescentes de 150 comunidades em 16 municípios baianos. As iniciativas focaram em quatro eixos de atuação: Educação Contextualizada e pelo Trabalho, Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, Protagonismo Juvenil e Formação de Conselhos Municipais. No total, mais de 14.500 pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente.

Sete projetos educacionais e sociais

beneficiaram diretamente, ao longo de 2015, mais de:

Crianças e Adolescentes

Comunidades

Municípios Baianos

Campanha 2015

Principais Destaques e Indicadores

A campanha de arrecadação executada em 2015, para aplicação de recursos em 2016, teve como tema “Transformação Social: o futuro em nossas mãos”. O Programa Tributo ao Futuro atingiu a marca de, aproximadamente, 8.000 participações e uma arrecadação que ultrapassou R$ 4 milhões. Esse resultado foi alcançado com apoio dos cerca de 260 Agentes do Futuro - Integrantes da Organização Odebrecht que trabalharam voluntariamente na mobilização de cerca de 80% do total de participantes em prol da causa.

Em 2016, os projetos – que serão executados por instituições sem fins lucrativos que fazem parte do Programa PDCIS da Fundação Odebrecht – visam a formação de uma geração responsável e protagonista. Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais, Trilhando Caminhos, Cultura da Mediação na Escola e Conselheiros em Ação – Caminhos para o Protagonismo Social são os eixos de atuação definidos para 2016.

A Campanha 2015/16 do Programa Tributo ao Futuro atingiu a marca de, aproximadamente,

Participações

Mais de:

R$ 4 Milhões

Arrecadados

"Isso não é apenas um hectare de pupunha, é a minha empresa. Na Casa Familiar, pude entender o que quero para o futuro. É a minha bússola."

Camila Rocha, 17 anos, ex-aluna da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, contou com apoio do Programa Tributo ao Futuro por meio do Projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais.

"O Tributo ao Futuro é uma forma efetiva de contribuirmos para a formação de uma nova classe média rural no Baixo Sul da Bahia, permitindo que adolescentes desenvolvam suas respectivas regiões de origem e suas famílias."

Marco Poiatti, líder do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Construtora Norberto Odebrecht, participa do Programa Tributo ao Futuro.