Português | Español | English

Palavra do Presidente Executivo

Estamos Prontos!

É quase fala-comum dizer que 2016 foi desafiador. No entanto, não existe melhor palavra para descrever o que representou o ano passado. Foi um grandioso desafio. Planejamos e nos adaptamos. Reajustamos rotas e fortalecemos rumos. Acertamos na estratégia, admitimos e corrigimos falhas. Foram 12 meses de intenso e exaustivo aprendizado, que nos consolidaram como uma instituição séria e transparente.

Priorizamos, continuamente, a melhoria dos resultados, a segurança empresarial, a ética, o profissionalismo, a prestação de contas, enfim, nos concentramos na construção de uma Governança que nos deu o alicerce necessário para passar por um ano de crise de cabeça erguida e trabalhando. Fidelizamos parceiros, conquistamos novos, atraímos pessoas e empresas interessadas em promover a construção de oportunidades que transformassem efetiva e positivamente a vida de jovens e suas famílias.

Essas oportunidades permitiram que mais de mil alunos fossem beneficiados com as Casas Familiares, tendo acesso a uma educação de qualidade e contextualizada ao ambiente rural. Para mais de 800 agricultores familiares também foram disponibilizadas novas tecnologias de produção e comercialização, o que permitiu o alcance de R$ 43 milhões em faturamento apenas em 2016. Todas essas conquistas não seriam sustentáveis sem a devida atenção ao meio ambiente e a construção de políticas públicas capazes de assegurar a perpetuidade de nossos recursos hídricos, fauna e flora. Por isso, também apoiamos instituições que alcançaram marcas de 305 mil atendimentos de cidadania oferecidos e 201 mil árvores plantadas em áreas de Mata Atlântica na Bahia.

Para 2017, o cenário se mostra ainda mais provocador e estimulante. Com nossos três Programas (Editorial, Tributo ao Futuro – Novas Gerações e PDCIS - Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade), iremos construir novas oportunidades para propiciar uma educação do campo de qualidade, promover a geração de trabalho digno e justa distribuição de renda, com cidadania e respeito à natureza. Mantemos e manteremos vivo o legado social de Norberto Odebrecht, nosso fundador, com base na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) por ele desenvolvida. É na TEO que estão enraizados os pilares éticos e morais que serão o sustentáculo da reconstrução e do sucesso da nova estratégia que se apresenta para consolidação.

Estamos prontos e temos convicção de nossa agregação de valor ao servir aos desafios de perpetuar o legado de Norberto Odebrecht.

Presidente Executivo e Vice-Presidente do

Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht

Oportunidades que Transformam

Não é exagero dizer que uma simples oportunidade pode transformar a vida de uma pessoa. Sim, é possível.

Centenas de jovens e suas famílias têm hoje a oportunidade de construir uma vida sustentável na zona rural. Conquistaram a chance de acessar conhecimentos e novas tecnologias de produção, de produzir alimentos com qualidade e segurança, negociar com mercados justos e ter retornos dignos de seus esforços. Tudo isso com cidadania, sem agredir o meio ambiente e garantindo que as próximas gerações tenham direito ao patrimônio atual.

É com muito orgulho e bastante consciência de sua responsabilidade, que a Fundação Odebrecht tem a honra de contribuir para que, diariamente, essas oportunidades cheguem a pessoas de talento, de força de vontade e enorme espírito de servir. Acreditamos que os Seres Humanos possuem incessante desejo de evoluir e que apenas precisam dos instrumentos corretos e adequados para desenvolver toda sua capacidade. Nosso compromisso é fomentar essa projeção.

Criar essas oportunidades requer ações imediatas e que possam gerar efetivas mudanças nos cenários onde nossos beneficiários estão inseridos. É por essa razão que focamos não apenas em promover trabalho digno e justa distribuição de renda, mas também oferecer uma educação contextualizada e de qualidade, com acesso a políticas públicas.

Nas próximas páginas, conheça mais sobre as iniciativas que apoiamos e confira os resultados e indicadores de nossos Programas no ano de 2016.

Boa Leitura!

Executivos

Presidente Executivo

Vice-Presidente de Organização & Governança

Vice-Presidente de Operações de Sustentabilidade PDCIS

Joaquim Cardoso Filho

Assessor Especial do Presidente Executivo

Gerências

Augusto Cruz

Governança

Emanuel Oliveira

Parcerias e Investimentos Sociais

Gabriela Lira

Israel Brasil

Segurança Empresarial

Lorena Oliveira Sarkis

Pessoas, Organização e Finanças

Vivian Barbosa

Acervo Fundação Odebrecht, Acervo Aberje, Almir Bindilatti e Fernando Vivas.

Produção

Revisão de textos