Em todo Relatório: imagens de jovens e famílias beneficiadas pelas ações educacionais e ambientais apoiadas pela Fundação Odebrecht

Prefácio e Perfil Institucional

Prefácio

Um Relatório de Desempenho é muito mais do que a comprovação dos resultados do ano. É, para a Fundação Odebrecht, a certeza de que segue firme com o propósito e o legado deixados por Norberto Odebrecht de gerar oportunidades que transformam a vida das pessoas. Em 2017, como prova desse compromisso, a Fundação Odebrecht repensou caminhos e revisitou sua atuação para ser ainda mais assertiva, potencializando o melhor de cada instituição apoiada. Focando esforços em educação e meio ambiente, manteve como prioridade o aprimoramento e fortalecimento das ações desenvolvidas na região do Baixo Sul da Bahia.

Sua atuação se dá em 11 municípios que contrastam baixos índices de Desenvolvimento Humano e grande riqueza cultural, em biodiversidade e em recursos naturais. Busca, continuamente, aprimorar sua tecnologia social, a fim de transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas. O Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), inspirado na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), é voltado essencialmente para a educação do adolescente para a vida, pelo trabalho, para valores e superação de limites – missão escolhida pela Fundação Odebrecht há 30 anos. Em 2017, o PDCIS beneficiou diretamente 12 mil pessoas em 370 comunidades. Destacam-se os cerca de 1.100 jovens formados ou em formação em instituições de ensino associadas à UNESCO, e 212 mil árvores plantadas, com 285 nascentes restauradas ou em recuperação.

Alinhada com seu Conselho de Curadores, Investidores Sociais e comunidades assistidas, a Fundação tem uma agenda de futuro que busca avaliar os impactos das ações desenvolvidas e sistematizar sua tecnologia social. A contribuição ao Baixo Sul da Bahia objetiva a construção de uma sociedade mais inclusiva, produtiva, ética, íntegra e transparente. Em um momento de profunda reflexão sobre os desafios da educação, a crise ambiental mundial e a necessidade de se obter novas práticas e modelos de atuação, a Fundação Odebrecht apresenta seu Relatório de Desempenho 2017 – A Caminho da Sustentabilidade com a convicção de que está contribuindo no presente para a construção de um futuro melhor.

Boa leitura!

Fabio Wanderley

Superintendente da Fundação Odebrecht

Perfil Institucional

Clique nas abas à esquerda para navegar na infografia abaixo:

• Quem Somos?

Instituição privada, sem fins lucrativos, idealizada por Norberto Odebrecht em 1965 e mantida pela Odebrecht S.A.. É uma das fundações empresariais mais antigas do Brasil. Transfere sua tecnologia social a Organizações da Sociedade Civil e mobiliza investidores sociais em ações educacionais e ambientais voltadas para o jovem e sua família.

Nossa Missão:

"Educar para Vida, pelo Trabalho,

para Valores e superação de Limites"

Tecnologia Empresarial Odebrecht

A Fundação Odebrecht tem como inspiração a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), com foco na educação e no trabalho. A TEO é a base da cultura do Grupo Odebrecht e é compartilhada pela Fundação às instituições apoiadas.

• O que Fazemos?

Programa de Desenvolvimento e

Crescimento Integrado com Sustentabilidade - PDCIS

Programa concebido pela Fundação Odebrecht, objetiva transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas do Baixo Sul da Bahia. A Fundação Odebrecht coordena o PDCIS, atuando como articuladora de pessoas e organizações. Compartilha sua tecnologia social com as instituições apoiadas com foco na geração de resultados impactantes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Vertentes de Atuação - PDCIS

Educação contextualizada

Geração de trabalho e renda

Conservação dos recursos naturais

Onde Fazemos ?

A atuação está focada nessa região, em 11 municípios com cerca de 285 mil habitantes, que contrasta a rica biodiversidade com baixos Índices de Desenvolvimento Humano: média de 0,59 enquanto a nacional é de 0,69, de acordo com informações do Censo IBGE 2010.

• Com quem Fazemos?

Organizações da Sociedade Civil

Atualmente, cinco instituições fazem parte do PDCIS e atuam com foco em educação contextualizada, geração de trabalho e renda e conservação dos recursos naturais. São três Casas Familiares, a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e a Organização de Conservação da Terra (OCT).

Instituições Governamentais

Esta parceria favorece a implementação de políticas públicas e a promoção dos direitos fundamentais, apoiando também na aplicação de recursos em ações que atendem às necessidades e prioridades dos beneficiários

Parceiros e Investidores Sociais

A Fundação Odebrecht conta com parcerias essenciais na busca da transformação social, a exemplo da Mitsubishi Corporation, UNESCO e Braskem. Destaca-se ainda a iniciativa do

Tributo ao Futuro. Esse programa incentiva a cultura da doação ao mobilizar, anualmente, integrantes do Grupo Odebrecht, empresas parceiras e cidadãos para que contribuam com a permanência de centenas de adolescentes no campo, com acesso a uma educação contextualizada, geração de trabalho e renda e cuidado com o meio ambiente.

• Para quem Fazemos?

Jovem e sua Família

O surgimento de uma nova geração de empresários rurais, protagonistas e multiplicadores de conhecimento em suas comunidades, é fomentado pela Fundação Odebrecht.

Com o Protagonismo Juvenil, é estimulada a atuação do jovem como fonte de liberdade, iniciativa e compromisso, fundamento para formar pessoas responsáveis, conscientes e participativas.

Por meio de projetos e ações educacionais e ambientais, milhares de jovens e suas famílias reconhecem o seu potencial e aprendem a conviver em grupo de forma sinérgica, realizando-se pelo trabalho, acessando e interagindo com novos saberes e construindo um futuro mais promissor em harmonia com o meio ambiente.