Em todo Relatório: imagens de jovens e famílias beneficiadas pelas ações educacionais e ambientais apoiadas pela Fundação Odebrecht

APRESENTAÇÃO

Prefácio e Perfil Institucional

Prefácio

Um Relatório de Desempenho é muito mais do que a comprovação dos resultados do ano. É, para a Fundação Odebrecht, a certeza de que segue firme com o propósito e o legado deixados por Norberto Odebrecht de gerar oportunidades que transformam a vida das pessoas. Em 2017, como prova desse compromisso, a Fundação Odebrecht repensou caminhos e revisitou sua atuação para ser ainda mais assertiva, potencializando o melhor de cada instituição apoiada. Focando esforços em educação e meio ambiente, manteve como prioridade o aprimoramento e fortalecimento das ações desenvolvidas na região do Baixo Sul da Bahia.

 

Sua atuação se dá em 11 municípios que contrastam baixos índices de Desenvolvimento Humano e grande riqueza cultural, em biodiversidade e em recursos naturais. Busca, continuamente, aprimorar sua tecnologia social, a fim de transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas. O Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), inspirado na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), é voltado essencialmente para a educação do adolescente para a vida, pelo trabalho, para valores e superação de limites – missão escolhida pela Fundação Odebrecht há 30 anos. Em 2017, o PDCIS beneficiou diretamente 12 mil pessoas em 370 comunidades. Destacam-se os cerca de 1.100 jovens formados ou em formação em instituições de ensino associadas à UNESCO, e 212 mil árvores plantadas, com 285 nascentes restauradas ou em recuperação.

 

Alinhada com seu Conselho de Curadores, Investidores Sociais e comunidades assistidas, a Fundação tem uma agenda de futuro que busca avaliar os impactos das ações desenvolvidas e sistematizar sua tecnologia social. A contribuição ao Baixo Sul da Bahia objetiva a construção de uma sociedade mais inclusiva, produtiva, ética, íntegra e transparente. Em um momento de profunda reflexão sobre os desafios da educação, a crise ambiental mundial e a necessidade de se obter novas práticas e modelos de atuação, a Fundação Odebrecht apresenta seu Relatório de Desempenho 2017 – A Caminho da Sustentabilidade com a convicção de que está contribuindo no presente para a construção de um futuro melhor.

 

Boa leitura!

Fabio Wanderley

Superintendente da Fundação Odebrecht

Perfil Institucional

Clique nas abas à esquerda para navegar na infografia abaixo:

  • + Informações Corporativas

    FUNDAÇÃO ODEBRECHT

    Fabio Wanderley - Superintendente

    Cristiane Nascimento - Responsável pelo PDCIS

    Augusto Cruz - Governança & Jurídico

    Beatriz Lepkison - Pessoas & Organização

    José Ernesto Gonzalez - Finanças & Conformidade

    Vivian Barbosa - Comunicação

     

    Conselho de Curadores (Gestão 2017)

    Emílio Alves Odebrecht (Presidente)

    Gilberto Pedreira de Freitas Sá

    Luiz Antônio Schneider Alves de Almeida

    Luiz Fernando Souza Villar

    Newton Sergio de Souza

    Renato José Baiardi (Vice-Presidente)

    Rubens Ricupero

    Sergio Foguel

     

    EXPEDIENTE

    Produção - Área de Comunicação da Fundação Odebrecht

    Textos e Vídeos - Camila Giuliani

    Criação e Design - Marcus Valadão

     

    Imagens

    Acervos: Casa Familiar Agroflorestal, Casa Familiar Rural de Igrapiúna, Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, Click Interativo, Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, Fundação Odebrecht, Odebrecht S.A. e Organização de Conservação da Terra

    Almir Bindilatti

    Fernando Flores

    Valdomiro Vicente Junior

     

    Revisão Linguística (Português) - Gilcia Beckel

    Tradução Inglês e Espanhol - Sérgio Senna

     

Fundação Odebrecht

E-mail: fundacao@odebrecht.com

Tel.: +55 (71) 3206-1752

 

Esta é uma publicação da Fundação Odebrecht - Av. Luís Viana, 2841, Ed. Odebrecht Paralela – CEP 41730-900, Salvador BA – Brasil

 

É permitida a reprodução do conteúdo desta publicação, desde que citada a fonte.

  • Quem Somos?

     

    Fundação Odebrecht

    Instituição privada, sem fins lucrativos, idealizada por Norberto Odebrecht em 1965 e mantida pela Odebrecht S.A.. É uma das fundações empresariais mais antigas do Brasil. Transfere sua tecnologia social a Organizações da Sociedade Civil e mobiliza investidores sociais em ações educacionais e ambientais voltadas para o jovem e sua família.

     

    Nossa Missão:

    "Educar para Vida, pelo Trabalho,

    para Valores e superação de Limites"

     

     

    Tecnologia Empresarial Odebrecht

    A Fundação Odebrecht tem como inspiração a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), com foco na educação e no trabalho. A TEO é a base da cultura do Grupo Odebrecht e é compartilhada pela Fundação às instituições apoiadas.

     

  • O que Fazemos?

     

    Programa de Desenvolvimento e

    Crescimento Integrado com Sustentabilidade - PDCIS

    Programa concebido pela Fundação Odebrecht, objetiva transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas do Baixo Sul da Bahia. A Fundação Odebrecht coordena o PDCIS, atuando como articuladora de pessoas e organizações. Compartilha sua tecnologia social com as instituições apoiadas com foco na geração de resultados impactantes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

     

    Vertentes de Atuação - PDCIS

    Educação contextualizada

    Geração de trabalho e renda

    Conservação dos recursos naturais

     

    Onde Fazemos ?

    A atuação está focada nessa região, em 11 municípios com cerca de 285 mil habitantes, que contrasta a rica biodiversidade com baixos Índices de Desenvolvimento Humano: média de 0,59 enquanto a nacional é de 0,69, de acordo com informações do Censo IBGE 2010.

     

  • Com quem Fazemos?

     

    Organizações da Sociedade Civil

    Atualmente, cinco instituições fazem parte do PDCIS e atuam com foco em educação contextualizada, geração de trabalho e renda e conservação dos recursos naturais. São três Casas Familiares, a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e a Organização de Conservação da Terra (OCT).

     

    Instituições Governamentais

    Esta parceria favorece a implementação de políticas públicas e a promoção dos direitos fundamentais, apoiando também na aplicação de recursos em ações que atendem às necessidades e prioridades dos beneficiários

     

    Parceiros e Investidores Sociais

    A Fundação Odebrecht conta com parcerias essenciais na busca da transformação social, a exemplo da Mitsubishi Corporation, UNESCO e Braskem. Destaca-se ainda a iniciativa do

    Tributo ao Futuro. Esse programa incentiva a cultura da doação ao mobilizar, anualmente, integrantes do Grupo Odebrecht, empresas parceiras e cidadãos para que contribuam com a permanência de centenas de adolescentes no campo, com acesso a uma educação contextualizada, geração de trabalho e renda e cuidado com o meio ambiente.

     

  • Para quem Fazemos?

    Jovem e sua Família

     

    O surgimento de uma nova geração de empresários rurais, protagonistas e multiplicadores de conhecimento em suas comunidades, é fomentado pela Fundação Odebrecht.

     

    Com o Protagonismo Juvenil, é estimulada a atuação do jovem como fonte de liberdade, iniciativa e compromisso, fundamento para formar pessoas responsáveis, conscientes e participativas.

     

    Por meio de projetos e ações educacionais e ambientais, milhares de jovens e suas famílias reconhecem o seu potencial e aprendem a conviver em grupo de forma sinérgica, realizando-se pelo trabalho, acessando e interagindo com novos saberes e construindo um futuro mais promissor em harmonia com o meio ambiente.