Compromisso

com as instituições apoiadas

A relação de parceria entre a Fundação Odebrecht e as instituições apoiadas é evidenciada diariamente. Envolvidos pela causa da educação e da geração de trabalho e renda, com o compromisso ambiental, essa união é fortalecida pela Fundação Odebrecht ao compartilhar os princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), com visão corporativa, transformando esses recursos em resultados impactantes e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Um Acordo de Cooperação e Parceria sela o vínculo entre a Fundação Odebrecht com cada uma das instituições apoiadas, consagrando ao longo do instrumento direitos e obrigações de lado a lado, refletindo as melhores práticas em Governança para o Terceiro Setor.

Destaques do ano:

• No âmbito educacional, o Programa de Desenvolvimento do Corpo Docente das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, ministrado pela Coordenação Educacional da Fundação, teve seguimento. A ação objetiva o desenvolvimento da atividade pedagógica das instituições de ensino que fazem parte do PDCIS.

• Foi ainda intensificado o diálogo entre líderes da Fundação Odebrecht e das instituições apoiadas na construção de metas e desafios transformadores para seus Programas de Ação em 2018.

Relação com a FO

Diretor da CFR-I, Francisvaldo Roza,

fala sobre a relação de parceria entre a

Fundação Odebrecht (FO) e as instituições apoiadas.

Compromisso com a Governança

As ações apoiadas pela Fundação Odebrecht constroem seus resultados por meio da Governança Participativa, envolvendo, além da iniciativa privada, a comunidade, o Poder Público e a sociedade civil. A construção de soluções em conjunto, com base no potencial e nas reais necessidades dos envolvidos, valoriza a capacidade dos seres humanos, a disposição para servir e o desejo de evoluir.

Destaques do ano:

• Em 2017, a Fundação Odebrecht efetivou Acordo de Cooperação Técnica com Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) e promoveu a capacitação de 50 Conselheiros da região do Baixo Sul da Bahia. Foram tratados temas como os marcos legais e históricos de proteção à infância no Brasil, leis e regulamentações dos Fundos da Infância e do Adolescente - meios pelos quais os recursos captados via Tributo ao Futuro, da Fundação, são repassados aos projetos voltados para a promoção e defesa dos direitos da criança e adolescentes.

• As Demonstrações Financeiras da Fundação Odebrecht foram auditadas por uma Auditoria Externa e, em seguida, aprovadas pelo Conselho de Curadores. A prestação de contas anual das ações realizadas pela Fundação seguiu rigorosamente o prazo de entrega ao Ministério Público do Estado da Bahia.

• A Fundação Odebrecht esteve, em 2017, ainda mais próxima de entidades do Terceiro Setor através do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), referência no Brasil sobre investimento social privado. A instituição inseriu indicadores e o seu Estatuto Social no “Painel GIFE de Transparência”, ferramenta online inédita no país que reúne, organiza e disponibiliza informações institucionais relevantes sobre seus associados.

Ética, Integridade e Transparência

Base de todas as suas ações, estes pilares permeiam o trabalho desenvolvido pela Fundação Odebrecht e instituições apoiadas.

Entenda as principais ações em 2017:

• Alunos das Casas Familiares estudaram sobre ética, integridade e transparência nas disciplinas Sociologia; Filosofia; Ética e Cidadania e ainda de forma transversal nas demais.

• Documentos Estratégicos Implementados nas instituições apoiadas: Estatuto Social, Regimento Escolar, Código de Conduta e Regulamento de Compras e Contratações.

• Programa contínuo de Segurança Empresarial conduzido pela Fundação Odebrecht junto às instituições apoiadas.

• Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves: encontros de capacitação de parceiros comerciais e institucionais sobre Código de Ética e boas práticas de gestão.

Canais de Interação:

Mídias Sociais e Imprensa

Em 2017, a Fundação Odebrecht alcançou o número de 30 mil seguidores no Instagram e cerca de 250 mil seguidores no Facebook, chegando a alcançar em média 600 mil pessoas por mês com suas publicações. O grande alcance intensificou a comunicação das ações junto à sociedade.

Já na grande imprensa, cerca de 20  notícias foram divulgadas em veículos baianos e nacionais, como Bom Dia Brasil e Jornal Nacional, da Rede Globo.

Alcance médio:

600 mil