Compromisso

com as instituições apoiadas

A relação de parceria entre a Fundação Odebrecht e as instituições apoiadas é evidenciada diariamente. Envolvidos pela causa da educação e da geração de trabalho e renda, com o compromisso ambiental, essa união é fortalecida pela Fundação Odebrecht ao compartilhar os princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), com visão corporativa, transformando esses recursos em resultados impactantes e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Um Acordo de Cooperação e Parceria sela o vínculo entre a Fundação Odebrecht com cada uma das instituições apoiadas, consagrando ao longo do instrumento direitos e obrigações de lado a lado, refletindo as melhores práticas em Governança para o Terceiro Setor.

Destaques do ano:

  • No âmbito educacional, o Programa de Desenvolvimento do Corpo Docente das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, ministrado pela Coordenação Educacional da Fundação, teve seguimento. A ação objetiva o desenvolvimento da atividade pedagógica das instituições de ensino que fazem parte do PDCIS.

 

  • Foi ainda intensificado o diálogo entre líderes da Fundação Odebrecht e das instituições apoiadas na construção de metas e desafios transformadores para seus Programas de Ação em 2018.

Relação com a FO

 

Diretor da CFR-I, Francisvaldo Roza,

fala sobre a relação de parceria entre a

Fundação Odebrecht (FO) e as instituições apoiadas.

Compromisso com a Governança

As ações apoiadas pela Fundação Odebrecht constroem seus resultados por meio da Governança Participativa, envolvendo, além da iniciativa privada, a comunidade, o Poder Público e a sociedade civil. A construção de soluções em conjunto, com base no potencial e nas reais necessidades dos envolvidos, valoriza a capacidade dos seres humanos, a disposição para servir e o desejo de evoluir.

Destaques do ano:

  • Em 2017, a Fundação Odebrecht efetivou Acordo de Cooperação Técnica com Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) e promoveu a capacitação de 50 Conselheiros da região do Baixo Sul da Bahia. Foram tratados temas como os marcos legais e históricos de proteção à infância no Brasil, leis e regulamentações dos Fundos da Infância e do Adolescente - meios pelos quais os recursos captados via Tributo ao Futuro, da Fundação, são repassados aos projetos voltados para a promoção e defesa dos direitos da criança e adolescentes.

 

  • As Demonstrações Financeiras da Fundação Odebrecht foram auditadas por uma Auditoria Externa e, em seguida, aprovadas pelo Conselho de Curadores. A prestação de contas anual das ações realizadas pela Fundação seguiu rigorosamente o prazo de entrega ao Ministério Público do Estado da Bahia.

 

  • A Fundação Odebrecht esteve, em 2017, ainda mais próxima de entidades do Terceiro Setor através do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), referência no Brasil sobre investimento social privado. A instituição inseriu indicadores e o seu Estatuto Social no “Painel GIFE de Transparência”, ferramenta online inédita no país que reúne, organiza e disponibiliza informações institucionais relevantes sobre seus associados.

Ética, Integridade e Transparência

Base de todas as suas ações, estes pilares permeiam o trabalho desenvolvido pela Fundação Odebrecht e instituições apoiadas.

 

Entenda as principais ações em 2017:

 

  • Alunos das Casas Familiares estudaram sobre ética, integridade e transparência nas disciplinas Sociologia; Filosofia; Ética e Cidadania e ainda de forma transversal nas demais.

 

  • Documentos Estratégicos Implementados nas instituições apoiadas: Estatuto Social, Regimento Escolar, Código de Conduta e Regulamento de Compras e Contratações.

 

  • Programa contínuo de Segurança Empresarial conduzido pela Fundação Odebrecht junto às instituições apoiadas.

 

  • Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves: encontros de capacitação de parceiros comerciais e institucionais sobre Código de Ética e boas práticas de gestão.

 

Canais de Interação:

Mídias Sociais e Imprensa

Em 2017, a Fundação Odebrecht alcançou o número de 30 mil seguidores no Instagram e cerca de 250 mil seguidores no Facebook, chegando a alcançar em média 600 mil pessoas por mês com suas publicações. O grande alcance intensificou a comunicação das ações junto à sociedade.

 

Já na grande imprensa, cerca de 20  notícias foram divulgadas em veículos baianos e nacionais, como Bom Dia Brasil e Jornal Nacional, da Rede Globo.

Alcance médio:

600 mil

pessoas/mês

  • + Informações Corporativas

    FUNDAÇÃO ODEBRECHT

    Fabio Wanderley - Superintendente

    Cristiane Nascimento - Responsável pelo PDCIS

    Augusto Cruz - Governança & Jurídico

    Beatriz Lepkison - Pessoas & Organização

    José Ernesto Gonzalez - Finanças & Conformidade

    Vivian Barbosa - Comunicação

     

    Conselho de Curadores (Gestão 2017)

    Emílio Alves Odebrecht (Presidente)

    Gilberto Pedreira de Freitas Sá

    Luiz Antônio Schneider Alves de Almeida

    Luiz Fernando Souza Villar

    Newton Sergio de Souza

    Renato José Baiardi (Vice-Presidente)

    Rubens Ricupero

    Sergio Foguel

     

    EXPEDIENTE

    Produção - Área de Comunicação da Fundação Odebrecht

    Textos e Vídeos - Camila Giuliani

    Criação e Design - Marcus Valadão

     

    Imagens

    Acervos: Casa Familiar Agroflorestal, Casa Familiar Rural de Igrapiúna, Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, Click Interativo, Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, Fundação Odebrecht, Odebrecht S.A. e Organização de Conservação da Terra

    Almir Bindilatti

    Fernando Flores

    Valdomiro Vicente Junior

     

    Revisão Linguística (Português) - Gilcia Beckel

    Tradução Inglês e Espanhol - Sérgio Senna

     

Fundação Odebrecht

E-mail: fundacao@odebrecht.com

Tel.: +55 (71) 3206-1752

 

Esta é uma publicação da Fundação Odebrecht - Av. Luís Viana, 2841, Ed. Odebrecht Paralela – CEP 41730-900, Salvador BA – Brasil

 

É permitida a reprodução do conteúdo desta publicação, desde que citada a fonte.