PDCIS - Instituições apoiadas

Casas Familiares

Integrantes do Programa de Escolas Associadas da UNESCO, as Casas são Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que oferecem cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio voltados ao Agronegócio, Agropecuária e Florestas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação da Bahia. O foco é o ensino contextualizado à realidade do campo para a formação de jovens empresários rurais.

A metodologia utilizada é a Pedagogia da Alternância, em que os alunos passam uma semana em período integral, com aulas na sala e no campo, e duas semanas nas propriedades de suas famílias, aplicando e reaplicando os novos conhecimentos, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados. Administração rural, manejo de solos, irrigação, cooperativismo, ética, cidadania, além das técnicas adequadas para os mais diversos cultivos e as disciplinas da base nacional comum fazem parte da matriz curricular.

Como é o processo seletivo para ingressar

em uma Casa Familiar?

Como requisitos, é preciso ter mais de 14 anos, ensino fundamental completo, ser filho de agricultor e residir na zona rural do Baixo Sul da Bahia, com vocação para continuar o trabalho no campo com sua família. As inscrições ocorrem entre setembro e novembro de cada ano. O processo seletivo para ingresso em 2018 contou com mais de 1.000 inscritos e envolveu cerca de 30 escolas públicas da região.

Pesquisa:

realizada em novembro de 2017 com alunos e ex-alunos das Casas Familiares a partir de 2006.

746 respondentes (82% do total de jovens egressos e em formação respondeu a pesquisa)

entre 16 e 36 anos

60% homens e

40% mulheres

Cerca de

Mais de

Ainda residem no

Baixo Sul da Bahia (permanência no campo)

Exercem atividade rural

(atividade econômica)

participam atualmente de alguma Organização Social (legado protagonista)

dos respondentes faturam, apenas com a atividade rural, mais de R$ 1 mil/mês

Boas práticas

Líder em Formação

No boletim escolar, excelentes notas. Na produção de cacau que cultiva junto com a mãe, tudo que aprende em sala de aula é posto em prática, a exemplo de um método de plantio que alia o aumento da produtividade com a conservação dos recursos naturais. Carolaine dos Santos, 17 anos, ingressou em 2017 na CFR-I, no curso de Educação Profissional Técnica em Agronegócio integrado ao Ensino Médio, e já mostra que está a poucos passos de se tornar uma jovem empresária rural, líder em sua comunidade, do Varjão, em Camamu (BA). “Meu sonho é ser uma grande produtora na minha região. Por isso, quero fazer tudo certo desde o início, com a utilização das técnicas apropriadas”, afirma a jovem. Carolaine aprendeu que por meio do plantio de diversas culturas em uma mesma área, o chamado Sistema Agroflorestal, os riscos de degradação da atividade agrícola seriam minimizados, otimizando os resultados. Além do cacau, passou a plantar banana-da-terra, seringueira, cravo e guaraná. “A ideia é que nossa área se pareça ao máximo com uma floresta, com muitas variedades de cultivos. Com a renda da colheita que for finalizada primeiro, podemos financiar as demais”, explica. Junto com a visão de negócio, a vontade de conservar o meio ambiente a fez montar uma pequena associação em sua comunidade, com colegas da CFR-I, para discussão sobre melhorias na agricultura no que diz respeito aos recursos naturais.