PDCIS - Instituições apoiadas

Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan)

Garante renda e qualidade de vida às famílias de agricultores associados, além de ofertar produtos de qualidade aos parceiros comerciais e clientes. Sua atuação é pautada em dois focos: desenvolvimento de tecnologias no campo e organização da produção com posterior beneficiamento, visando agregação de valor e maior renda. Por meio da cooperativa, os associados comercializam banana, aipim e abacaxi, farinha de mandioca e massa de tapioca. A cooperativa conta com uma unidade de pré-beneficiamento de frutas e, em 2015, foi inaugurada em sua sede, localizada no município baiano de Presidente Tancredo Neves, a mais moderna fábrica de farinha do Norte e Nordeste do país.

Existe parceria da Coopatan com as Casas Familiares?

Na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), adolescentes têm acesso a uma formação contextualizada e tornam-se empresários rurais - iniciam suas próprias práticas produtivas como atividades que compõem a formação, tendo a oportunidade de associarem-se a cooperativas como a Coopatan para benefício e comercialização de seus produtos e geração de renda. Há também a relação de troca de conhecimentos: com estudos qualificados e parceria com centros de pesquisa como a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, os jovens da CFR-PTN desenvolvem tecnologias científicas e repassam novas técnicas - a exemplo do controle de pragas e manejo do solo - em benefício dos produtores da Coopatan, garantindo maior qualidade e produtividade aos cultivos.

Boas práticas

Baixo impacto,

grandes resultados

Promover o desenvolvimento rural por meio da transferência de tecnologias agropecuárias de baixo carbono e conservação de solos e florestas. Essa é a proposta do Projeto Rural Sustentável, executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embaixada Britânica e o Banco do Brasil, e que beneficiou, em 2017, 23 agricultores familiares associados da Coopatan no Baixo Sul da Bahia. Por meio de edital, eles foram selecionados para recebimento de apoio técnico e financeiro pela adoção de práticas sustentáveis em suas produções rurais. “É uma grande satisfação poder fazer parte de uma iniciativa que visa a proteção do meio ambiente aliado a produção. Para os cooperados foi uma grande conquista, pois foram reconhecidos pelas boas ações que já seguiam”, afirmou Ednalva Lima, Presidente da Coopatan. A iniciativa beneficia produtores com R$5.220,00 por hectare, limitado a 4 hectares (ha) por propriedade rural. Com a identificação de 53,5 ha de áreas dos 23 associados da cooperativa, o valor chegou a R$ 279.270,00. “Manter minha área preservada sempre foi prioridade. Cultivo cacau através do método Cabruca, onde o solo é protegido por árvores nativas da Mata Atlântica. A biodiversidade é extraordinária!”, exaltou Feliciano Costa Neto, um dos beneficiários. Com o recurso recebido, referente a 3 hectares, ele pôde investir na limpeza e adubação da plantação. “E ainda guardei o restante para aplicar em mais uma produção, onde irei recuperar o local degradado para fazer um novo plantio”, acrescentou.

Projeto Rural Sustentável:

total recebido pelos cooperados