PDCIS - Instituições apoiadas

Organização de Conservação da Terra (OCT)

 

Atuando na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia, a OCT busca promover a conservação do solo, da flora, da fauna e revitalizar os recursos hídricos. Ações de reflorestamento, recuperação de nascentes, assistência técnica a agricultores, inserção de Sistemas Agroflorestais, apoio à certificação socioambiental, aliadas a capacitações para um melhor uso dos recursos naturais, fazem parte do escopo de atuação da instituição e contribuem para que a agenda ambiental esteja intrinsecamente relacionada com o crescimento econômico dos agricultores familiares.

 

A APA do Pratigi abrange cinco municípios, uma área de 171 mil hectares e tem mais de 10 mil nascentes. Destas, 3.200 estão degradadas ou alteradas. O potencial de plantio para recuperação dessas áreas é de 4 milhões de árvores.

Quais são os

principais projetos coordenados pela OCT?

O Produtor de Água Pratigi é um dos projetos que integram o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) da OCT, oferecendo aos agricultores beneficiados orientação e apoio financeiro para o planejamento integrado de suas propriedades. Na Bahia, a instituição incentivou e apoiou a implantação de uma lei de PSA em Ibirapitanga, o que tornou o município o primeiro do estado a ter essa lei com orçamento aprovado pela prefeitura.

 

A OCT também recupera e conserva nascentes através do Programa Carbono Neutro Pratigi. Por meio do cálculo da pegada de carbono (ou inventário de emissões de CO2), possível através de calculadora eletrônica no site da OCT, pessoas físicas, jurídicas e eventos podem neutralizar suas emissões. O objetivo é a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) degradadas, priorizando nascentes em imóveis rurais de base familiar e as quais são incentivadas pelo PSA.

Boas práticas

Integração que

gera mudança

Todos os dias, após acordar pontualmente às 5h30 da manhã, o agricultor Valdenor Onofre, 58 anos, caminha alguns metros dentro de sua propriedade, agradecendo pelo que vê no caminho: uma nascente com vida, que deságua em uma pequena represa que abastece sua casa, cercada por árvores nativas da Mata Atlântica, grande variedade de frutas e uma produção agrícola com ótimas perspectivas de renda. Beneficiado pela OCT desde 2015 em ações de conservação ambiental e produtiva, Valdenor adquiriu mais do que ferramentas para melhorar sua realidade: a postura de defensor da natureza, tornando-se referência na pequena comunidade de Joaquim da Mata, no município baiano de Ibirapitanga. “Não acreditava que teríamos toda essa água aqui. Estava tudo seco, só havia terra. Olha quanta diferença! Até o ar está mais puro”, conta, admirado com as transformações ocasionadas após o trabalho de reflorestamento de sua nascente e as orientações repassadas a ele e sua família. Participante do projeto Produtor de Água Pratigi – Ibirapitanga, executado pela OCT em conjunto com a Prefeitura Municipal, Valdenor recebe apoio técnico e financeiro para o planejamento de sua propriedade. Esse benefício virou política pública em 2016, com aporte financeiro de R$ 90 mil para distribuição aos agricultores da região.

  • + Informações Corporativas

    FUNDAÇÃO ODEBRECHT

    Fabio Wanderley - Superintendente

    Cristiane Nascimento - Responsável pelo PDCIS

    Augusto Cruz - Governança & Jurídico

    Beatriz Lepkison - Pessoas & Organização

    José Ernesto Gonzalez - Finanças & Conformidade

    Vivian Barbosa - Comunicação

     

    Conselho de Curadores (Gestão 2017)

    Emílio Alves Odebrecht (Presidente)

    Gilberto Pedreira de Freitas Sá

    Luiz Antônio Schneider Alves de Almeida

    Luiz Fernando Souza Villar

    Newton Sergio de Souza

    Renato José Baiardi (Vice-Presidente)

    Rubens Ricupero

    Sergio Foguel

     

    EXPEDIENTE

    Produção - Área de Comunicação da Fundação Odebrecht

    Textos e Vídeos - Camila Giuliani

    Criação e Design - Marcus Valadão

     

    Imagens

    Acervos: Casa Familiar Agroflorestal, Casa Familiar Rural de Igrapiúna, Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, Click Interativo, Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, Fundação Odebrecht, Odebrecht S.A. e Organização de Conservação da Terra

    Almir Bindilatti

    Fernando Flores

    Valdomiro Vicente Junior

     

    Revisão Linguística (Português) - Gilcia Beckel

    Tradução Inglês e Espanhol - Sérgio Senna

     

Fundação Odebrecht

E-mail: fundacao@odebrecht.com

Tel.: +55 (71) 3206-1752

 

Esta é uma publicação da Fundação Odebrecht - Av. Luís Viana, 2841, Ed. Odebrecht Paralela – CEP 41730-900, Salvador BA – Brasil

 

É permitida a reprodução do conteúdo desta publicação, desde que citada a fonte.