PDCIS - Indicadores 2017

OCT

O sequestro de carbono e o impacto dos Sistemas Agroflorestais estabelecidos nas áreas dos programas implantados pela Organização de Conservação da Terra (OCT) foram verificados em 2017 a partir dos padrões VCS (Verified Carbon Standard) e CCBS (The Climate, Community & Biodiversity Standards). O ano também foi marcado pela apresentação de trabalhos da instituição no 19º Organic World Congress, na Índia, considerado o maior encontro do setor no mundo.

Agricultores familiares beneficiados pela OCT mostraram para os telespetadores do Bahia Rural, da Rede Globo, como suas realidades estão sendo transformadas desde que passaram a participar do Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) - Ibirapitanga.

Técnicas Sustentáveis

Confira o vídeo de Joaquim Cardoso,

Diretor Executivo da Organização de

Conservação da Terra

212 mil árvores plantadas

(desde 2012)

Restauração de

24 hectares

APP (Área de Preservação Permanente),

que correspondem a 10 mil árvores plantadas

80 nascentes

restauradas em 2017

205 nascentes

recuperadas/em conservação (desde 2012)

20 mil toneladas

em geração de créditos de carbono para o mercado voluntário: cliente Natura

imóveis rurais com

regularização fundiária

Núcleo Papuã

Aos 680 metros de altitude da Serra da Papuã, no município de Ibirapitanga e dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, está o ponto mais elevado do Baixo Sul da Bahia. Hospedando o visitante durante todo o ano, o lugar, onde funciona um escritório da Fundação Odebrecht e a sede da OCT, reúne salas, auditório para até 80 pessoas, local para aprendizagem, centro de pesquisa, restaurante e três bangalôs com capacidade para até 52 hóspedes.

Em 2017, recebeu centenas de visitantes e eventos, consolidando-se como referência na região pela possibilidade de aliar, em um só lugar, o conhecimento teórico à vivência de temas de interesse público ligados à sustentabilidade, à educação e à consciência produtiva, atraindo pesquisadores e centros de ensino como a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Em outubro, a instituição utilizou o Núcleo Papuã para ministrar a disciplina “Análise Diagnóstico dos Sistemas Agrários”, ofertada para o Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e para o Mestrado de Economia Regional.

212 mil árvores