PDCIS

PDCIS - Contextualização

Criado em 2003, o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) é executado no Baixo Sul da Bahia e fomenta ações voltadas:

• à educação de jovens no campo, integrados a suas famílias e com qualidade de vida;

• ao cooperativismo rural, com beneficiamento de produtos e justa comercialização; e

• à conservação dos recursos naturais, com apoio direto a produtores rurais no planejamento de suas propriedades e transferência de técnicas sustentáveis

O PDCIS, que articula o trabalho sinérgico de organizações da sociedade civil, propicia uma espiral de desenvolvimento que tende a acelerar e otimizar sua efetividade. A apropriação dessa engrenagem por parte da comunidade local é a transformação social vislumbrada, com o incentivo à formação de uma população rural protagonista, responsável pelo próprio desenvolvimento.

A coordenação da Fundação Odebrecht alia o fomento ao empresariamento – a TEO é compartilhada com as instituições parceiras –, com apoio à missão dessas instituições na qualificação da gestão, conformidade, na captação de recursos e parceria com investidores sociais. Atualmente, fazem parte desse ciclo de desenvolvimento e são apoiadas pela Fundação cinco instituições (quatro Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP e uma cooperativa), geridas de forma independente e autônomas*.

*Cinco outras que, em 2016, estavam ligadas ao PDCIS, construíram rumos diferentes no ano de 2017. A Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon), a Casa Familiar das Águas (CFA) e a OSCIP Casa Jovem estão em processo de desmobilização. A Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm) e o Instituto Direito e Cidadania (IDC) não estão mais vinculadas ao PDCIS e mantiveram atuação independente do apoio da Fundação Odebrecht.

Qual é a área

de atuação do PDCIS?

A atuação se dá no Baixo Sul da Bahia, em 11 municípios com cerca de 285 mil habitantes e uma população essencialmente rural, cuja renda média é de R$ 300 – menos da metade do valor nacional, que é de R$ 668 - e possui baixo nível de escolaridade: apenas 25% dos adolescentes com mais de 15 anos completam o ensino fundamental, quando a média nacional é de 53%. (Fonte: Censo IBGE 2010)

Instituições apoiadas