Tributo ao Futuro

Desde 2004 incentivando a cultura da doação

Ao redor do mundo, cresce o número de países onde os cidadãos se percebem como parte dos problemas locais — e das soluções —, tendo a doação como um valor social tangível. Executado pela Fundação Odebrecht há mais de 10 anos, o Tributo ao Futuro incentiva movimentos de solidariedade no País, sendo uma importante fonte de captação de recursos, dentro e fora do Grupo Odebrecht, para viabilizar projetos voltados à educação contextualizada das Casas Familiares. Assim, adolescentes têm a oportunidade de permanecer no campo, integrados a suas famílias e comunidades, com geração de trabalho e renda e conscientes da importância da conservação dos recursos naturais.

Qual o papel da

nesta iniciativa?

A Fundação Odebrecht, anualmente, realiza uma campanha de mobilização, incentivando que cidadãos e empresas realizem doação de qualquer valor ou destinem parte do Imposto de Renda (IR) ao Tributo ao Futuro. O recurso arrecadado não transita pela Fundação Odebrecht e vai direto para o Fundo da Infância e Adolescência dos municípios em que estão sediadas as Casas Familiares que integram o PDCIS, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - responsável por repassar o valor captado aos projetos. A Fundação Odebrecht firmou Acordo de Cooperação Técnica com os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, dos municípios em que as Casas Familiares integrantes do PDCIS estão sediadas, para apoiá-los no acompanhamento dos projetos beneficiados com os recursos doados, de forma ética, íntegra e transparente.

Como a Fundação

Odebrecht presta contas

aos investidores sociais?

Para apresentar os resultados gerados pelas contribuições durante as campanhas, a Fundação Odebrecht em conjunto com as instituições que executam os projetos divulgam relatórios com indicadores das ações realizadas. Para mostrar os resultados de 2017, a partir da campanha realizada em 2016, a comunicação com os investidores sociais foi inovadora, tendo sido criado um site especial. Repleto de destaques e histórias de vida, a página cumpre o objetivo de deixar o apoiador da causa muito bem informado.

Eu faço parte

Fátima Berbert, Integrante da Odebrecht S.A., deduz parte do Imposto de Renda para apoiar o Tributo ao Futuro desde o seu início, em 2004. Há alguns anos, fez uma visita às Casas Familiares e, mesmo em meio à chuva que caía sem parar naqueles dias, ficou encantada com o que viu. “Olha, a visita é marcante. Entrei em contato com adolescentes que têm uma qualificação impressionante, consciência de tudo o que fazem, foi muito emocionante”, conta. Assim como sempre fez, Fátima pretende continuar a ser uma apoiadora do Tributo ao Futuro nos próximos anos. “Sei da importância que a Fundação Odebrecht tem na região do Baixo Sul da Bahia, o crescimento que tem acontecido lá é impressionante. Eu acredito nesses projetos”, enfatiza.

Resultado da Campanha 2017/18

Arrecadação de Campanha

R$ 2,2 milhões

Investidores Sociais mobilizados

4.800 pessoas

Beneficiará

diretamente mais de

320 estudantes

e, indiretamente, cerca de

8.200 pessoas

A importância de investir

nas futuras gerações

Confira o vídeo de Cristiane

Nascimento, Responsável pelo PDCIS

Aumento na

Taxa de Retenção*

*Quantidade de doadores que o Grupo Odebrecht mantém em sua base por um dado período.

2016/17

2017/18

Boas práticas

Ensino Integrado

No caderno de Gustavo Nascimento, 15 anos, fórmulas matemáticas dividem espaço com anotações sobre horticultura e administração rural. E quando não está adquirindo novos conhecimentos teóricos, é no campo, com aulas práticas, que seu aprendizado vem sendo fortalecido. A formação é oferecida pela Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), por meio do curso de Formação Técnica em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. “Estou conseguindo enxergar a agricultura, que é a base da minha família, com uma visão diferente”, conta o estudante, filho de pequenos produtores da comunidade de Nova Esperança, em Wenceslau Guimarães (BA). Com o incentivo da Casa Familiar e de projetos como o de Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais, apoiado via Tributo ao Futuro, Gustavo já começa a assumir responsabilidades como agricultor – ele planta banana-da-terra e mandioca em uma área de 2 hectares. “Tenho o meu próprio projeto produtivo, onde posso aplicar o que aprendo e ainda gerar lucro, podendo reinvestir para próximas colheitas”, afirma.